O que é sucesso pra você?

05
NOV
2012

Inspirações

Sucesso

Há uns cinco ou seis anos, fiz um curso cujo tema era “O Que é Uma Vida Bem Sucedida?”, ministrado pelo Prof. Clóvis de Barros Filho, um cara extraordinário que ocupa a cadeira de Filosofia da USP. O curso aconteceu em cinco encontros e em cada um deles, o professor respondia à pergunta-tema sob a ótica de um grande pensador da História: Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Nietzsche (acho que eram esses, faz tanto tempo…). As aulas eram uma “viagem” só, nunca tinha feito um curso na área da Filosofia, feito só pra gente pensar – amei! Infelizmente, não consegui ir a todas as aulas e também não me lembro direito qual era a resposta de cada pensador, o que eu me lembro bem (e ficou registrado com clareza até hoje) é que o sucesso é algo absolutamente relativo.

Se nos deixarmos contaminar pelo conceito estabelecido hoje em dia, só vamos ser bem-sucedidos se tivermos dinheiro, muito dinheiro. Acho isso pouco e, no mínimo, incompleto. Acredito que sucesso tenha mais a ver com alcançar minhas próprias metas, realizar sonhos e cumprir com aquilo que meu coração pede pra eu fazer, como conseguir buscar meus filhos na escola, por exemplo. É claro que dinheiro é (muito) bom, mas em algumas grandes e acertadas decisões que tomei na vida (como largar tudo pra começar a escrever), precisei não pensar nele, e nunca me arrependi. Trazer pra nossa vida o que os outros julgam ser sucesso pode ser bem arriscado e frustrante, penso eu. Mais um ponto para os meus “quase 40”, fase da vida em que quem decide o que é sucesso na minha vida sou eu!

Lembrei de tudo isso, porque uma amiga me mandou um email esta semana, com um texto incrível do escritor mexicano Armando Fuentes Aguirre, que passou pro papel tudo que passa pela minha cabeça. Aí vai:

linha O que é sucesso pra você?
“Tenho a intenção de processar a revista “Fortune”, porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não? Vou mostrar a vocês:

Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo não sei como.

Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha: filhos maravilhosos, dos quais só recebi felicidades; e netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade.

Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.

Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.

Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo.

Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).

Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs e que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.

Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.

Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.

E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.

Pode haver riquezas maiores do que a minha?

Por que, então, a revista “Fortune” não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta?”

linha1 O que é sucesso pra você?

Também não entendi! A Forture tá totalmente por fora…

comentários

  1. lilia disse:

    Lindo , lindo , lindo!!! Fico encantada com a sua maturidade, filha . Se todos pensassem ou chegassem mais cedo a mesma conclusão ou mesmo tivessem acesso ao texto deste cara ou ao seu e parassem para refletir , como seriam mais felizes né? A começar por mim , que recebi de Deus , tudo o que este escritor recebeu e de vez em quando me pego reclamando …

envie seu comentário

maisquarenta

Sucesso

O que é sucesso pra você?

Há uns cinco ou seis anos, fiz um curso cujo … ...