Hoje é o Dia do Amigo!

20
JUL
2012

Inspirações

Amigas

Numa pesquisa rápida na internet descobri que a amizade é comemorada em diferentes dias mundo afora, mas hoje, 20 de julho, é o dia escolhido por vários países da América do Sul, entre eles, o nosso. Fico feliz que a data não tenha se tornado outra comemoração comercial em que a preocupação é maior com a troca de presentes do que com a celebração em si, até porque eu estaria falida!

Muito bem, quero dizer algumas coisinhas sobre a amizade. Pra mim, a amizade verdadeira é um dos tipos mais generosos de amor, é um amor resistente, que suporta longos períodos de estiagem, suporta a distância, os defeitos, suporta opiniões contrárias e puxões de orelha, suporta até a ausência. Quando você finca a bandeira da amizade no coração de alguém, ninguém, além de você mesmo, consegue tirá-la de lá. Na infância, a amizade é leve e divertida, mas um tanto egoísta; na adolescência a amizade é a melhor parte, mas também é dependente e ciumenta; nos primeiros anos da vida adulta, os amigos se ocupam das demandas comuns e exigentes desta fase: carreira, casamento, filhos pequenos… e podem acabar se afastando. Então, quando tudo isso se acalma, dá uma saudade dos amigos! É a vez da amizade de gente grande, hora de ver quem de fato fincou seu coração. É justamente onde me encontro.

Minhas amigas são tão especiais (as suas também devem ser, mas as minhas são mais)! É tão bom estar com elas, observá-las, ouvi-las, ver como cresceram, como sabem das coisas, como são diferentes e ao mesmo tempo tão conhecidas. É uma energia boa que nos une, é uma torcida constante pela felicidade uma da outra, um querer bem gratuito. Nossas vidas correm em paralelo, a convivência não precisa mais ser diária, às vezes são meses sem um único telefonema (como é possível? culpa do tempo que passa tão rápido? culpa do Facebook?), mas a gente sempre retoma de onde parou. Assim como as pessoas e o amor, as amizades também amadurecem e ficam melhores, cheias de passado, mas também cheias de planos. Por mais antigas que sejam, têm o poder mágico de nos rejuvenescer. (Por uma grande concidência, um amigo de escola do meu marido ligou aqui em casa agora e vi a voz dele se encher de alegria num instante – que laço forte e lindo é esse!)

linha3 Hoje é o Dia do Amigo!

Amigas Amadas,

Não preciso colocar seus nomes aqui,

vocês sabem muito bem quem são,

conhecem a profundidade com que fincaram meu coração,

quero aproveitar o dia de hoje para dizer 3 coisas:

amo todas e cada uma do jeitinho que são,

obrigada por estarem sempre aí,

vocês são as melhores!

Parabéns pelo nosso dia!

linha3 Hoje é o Dia do Amigo!

PS: Mãe, você é a Número 1.

comentários

  1. ADRIANA disse:

    RENATA, Parabéns pelas palavras, retrata com realismo o que é ser AMIGO de verdade……

  2. GISELLI disse:

    Verdade…essa é a palavra da nossa amizade.Só assim..Perto ou longe se há verdade é para sempre.

  3. Renata,

    O mais gostoso e importante , é saber que quando encontro vocês, a sensaçāo de confiança e intimidade sāo as mesma daqueles anos vividos juntas…
    Saudades sempre de um tempo que passou Beijos Denise

  4. lilia disse:

    Agora eu quase chorei , filha! Enquanto lia ,fui pensando em cada uma das suas amigas de meus muito felizes anos em São Jose ; em nenhum momento passou pela minha mente que vc se lembraria de que ,realmente,em qualquer situação, eu estou do seu lado .Se isso é ser amiga ,então de verdade eu sou a número um.
    Obrigada pela lembrança
    Viu que progresso?Descobri a maiúscula e a cedilha !Ainda chego lá!

envie seu comentário

maisquarenta

Amigas

Hoje é o Dia do Amigo!

Numa pesquisa rápida na internet descobri que a amizad...