A descoberta do ano (passado)!

11
JUN
2012

Inspirações

Palestras TED

Algumas horas antes da virada do ano, estávamos batendo um papo tranquilo na casa de praia do meu sogro, quando meu marido enveredou pra uma conversa retrospectiva (adoro!). Perguntou por dois acontecimentos que tivessem marcado o ano de 2011 pra mim, um bom e outro ruim.

O ruim me veio muito rapidamente e apertou meu peito de novo. Uma doença grave numa criança de 9 anos, filha de uma pessoa querida. Além de devastadora para a família, a notícia perturba o coração de qualquer mãe. Ela está em tratamento desde então e continua em minhas orações (fiquem à vontade para somarem às suas, por favor).

O acontecimento bom demorou um pouco mais para eu escolher, porque tem sempre muito mais coisa boa do que ruim acontecendo na vida da gente, felizmente. Respondi que ter descoberto as palestras do TED me deixou muito feliz, abriu um universo de coisas novas e interessantes bem ali, dentro do meu computador! Na verdade, as palestras já estão disponíveis gratuitamente na internet desde 2006, mas foi somente no ano passado, através de uma reportagem na revista Exame, que fiquei sabendo do que se tratava – um achado! São milhares de palestras (muitas delas com legendas em português) de estudiosos, intelectuais, pensadores, cientistas, artistas do mundo inteiro, sobre os mais diversos assuntos, todas elas devendo respeitar a restrição de não ultrapassar o tempo de 18 minutos – ou seja, só o essencial é dito!

Pra mim, que adoro ouvir gente interessante, foi mesmo o acontecimento do ano! Os cinco links abaixo são das minhas palestras preferidas (até agora!). Deixo o convite para que as saboreiem aos poucos e, se gostarem, passem pra frente – afinal, o lema do TED é este mesmo: ideas worth spreading! (algo como: “ideias que vale a pena espalhar”).

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Isabel Allende: jornalista e escritora chilena, ministra uma palestra muito divertida (apesar da seriedade da mensagem) sobre o valor da mulher no mundo.

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Jane Fonda: atriz, escritora e ativista política americana, dá uma lição tocante sobre como a vida pode ser extremamente rica depois dos 70 anos!

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Jill Taylor: neurocientista americana, narra de maneira emocionante e inacreditável a própria experiência ao ter um derrame cerebral – é incrível mesmo!

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Bunker Roy: educador e ativista social indiano, explica como nasceu e se organizou a “Faculdade dos Pés-Descalços”, na Índia, da qual é fundador. Uma prova do quão bom o ser humano pode ser, no sentido mais completo da palavra.

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Elizabeth Gilbert: escritora americana, autora de “Comer, Reza e Amar”, fala sobre a dor e a alegria de ser uma escritora. Pra mim, foi especialmente marcante.

linha1 A descoberta do ano (passado)!

Vocês conhecem outras palestras do TED que gostariam de compartilhar também? Mandem pra mim!

Nenhum comentário ainda

envie seu comentário

maisquarenta

Palestras TED

A descoberta do ano (passado)!

Algumas horas antes da virada do ano, estávamos batend...