minha professora

01
AGO
2012

GloryDays

Noemi

minha professora de escrita é meio mágica. ela guarda o mundo inteiro dentro dela – tantos livros, contos e histórias, tantos idiomas, tanto saber e tanto gosto por tudo isso que é muito bom que estas coisas não ocupem espaço dentro da gente, senão ela já teria explodido.

mas a mágica não está no fato de ela conseguir guardar tanta coisa, a magia está no jeito que ela mostra tudo isso pra gente. primeiro ela introduz o assunto do encontro, depois lê textos de autores consagrados que ilustrem o tema, por último ela lança um exercício para que a gente transforme a teoria em prática. a técnica seria comum, não fosse a minha professora. a magia, quase feitiço, acontece enquanto ela está falando. nada me distrai, nada mais me interessa, mantenho meu olhar fixo nela, não perco muito tempo tomando nota, prefiro confiar que vou sorver aquele rio de palavras e ele vai passar a correr em mim, como numa transfusão.

gosto quando ela sorri, é um dos sorrisos mais bonitos que já vi, porque ele nasce do entusiasmo com as palavras. muitas vezes, durante a explicação, ela se cala, fica séria, parece que está fazendo uma varredura mental em busca do melhor exemplo, da melhor definição, da palavra exata e quando ela acha (ela sempre acha) ela fala e sorri bem grande, fazendo rugas nas bochechas e no canto dos olhos e as rugas parecem ecos do sorriso. acho que ela fica linda quando acha as palavras.

eu sou fã da minha professora, ela tem livros publicados, poemas, textos e artigos e muitos outros que ainda não foram escritos. eu tenho um livro autografado por ela, motivo de orgulho pra mim, não só pelo autógrafo, mas por ela ser minha professora. adoro aprender com ela e sou muito grata pelos textos que escrevo, eles estão ficando melhores. não necessariamente bons, mas melhores.

minha professora falou que na literatura moderna a gente pode fazer o que quiser, transgredir e até desrespeitar as normas gramaticais, desde que tenha um propósito. é por isso que este texto não tem maiúsculas e o propósito é dar o devido destaque ao nome dela. o nome dela é Noemi.

comentários

  1. Muito legal e comovente a tua homenagem. Noemi vai gostar!

  2. santana filho disse:

    Renata, que bonito! também sou encantado com Noemi (fiz dois blocos de seu curso no ano passado), e também escrevi uma homenagem pra ela em meu blog, Você quer ver?
    Se quiser, o endereço é http://cronicasereflexoes.wordpress.com
    Lá em cima, no ‘procurar’, só digitar ‘noemi’. E ela aperece. Parabéns pela delicadeza do seu texto. Um abraço. santana

  3. muito lindoo adoreiii demaisss

envie seu comentário

maisquarenta

Noemi

minha professora

minha professora de escrita é meio mágica. ela guarda...