Coragem

10
AGO
2012

Descobertas

Coracao

Ontem, conheci a etimologia da palavra coragem, vem do latim (cor + -atĭcum): associação entre a palavra latina cor, que significa coração, e o sufixo latino -atĭcum, que é usado para indicar a ação da palavra que o precede. Coragem, portanto, significa “aquilo que fazemos com o coração”.

Descobri que, por 37 anos, usei a palavra coragem de maneira equivocada, querendo dar-lhe o sentido de destemor (des-, com significado de “oposto” e “temor”, que vem, do latim timor, “receio, medo”. Ou seja, é a qualidade daquele que não teme) ou bravura (do italiano bravo, “atrevido, audacioso, bravo”). Sinto que insultei a palavra coragem por todos estes anos! Entendi que ela é muito mais nobre e bonita do que o uso descuidado nos faz supor. Não é à toa que temos tantas palavras na nossa língua (o Aurélio apresenta cerca de 500 mil), os sinônimos não são tão sinônimos assim, existem nuances que a gente, infelizmente, desconhece.

Pensando bem, o que faz alguém saltar de paraquedas não é a ausência do temor, é um coração curioso. O que faz uma mãe esconder o filho atrás de si numa situação de perigo não é a ausência do temor, é um coração apaixonado. O que nos compele ao risco de realizar um sonho não é a ausência do temor, é só um coração que grita muito alto, como o meu.

Durante os dias em que escrevia meu relato sobre o pânico e principalmente depois que terminei, recebi algumas dezenas de mensagens carinhosas, quase todas destacando “minha coragem” em tornar pública aquela história. Achei curioso porque, desconhecendo o real significado da palavra coragem até então, não me sentia corajosa por escrever tudo aquilo, não foi um gesto que me exigiu bravura ou destemor. Fiz porque acreditava que poderia ser útil para alguém.

Ontem à tarde, conversando com uma pessoa muito sábia e vivida, comentei sobre minha surpresa com estas mensagens e foi então que ela me explicou o que, de fato, significava coragem. Me apaixonei instantaneamente por esta palavrinha que sempre achei tão batida! Agradeço o carinho de todos vocês e, sim, aceito os elogios, foi mesmo um ato de muita coragem contar aquela história. Mais do que da minha memória, ela saiu lá de dentro do meu cor.

comentários

  1. “Sinto que insultei a palavra coragem por todos estes anos! Entendi que ela é muito mais nobre e bonita do que o uso descuidado nos faz supor. ”
    ADOREI!!!

  2. lilia disse:

    Adorei Re! O sentido da palavra eu já conhecia ,mas vc a explicou de um maneira maravilhosa !!!Talento é talento ,né (interrogação) Eu sou suspeita de corujice mas acho uma delícia ler os seus textos;Só por isso já valeu ter comprado este laptop !
    Um beijo filha

  3. Beto disse:

    Rê,
    Nossos filhos são privilegiados por ter uma mãe CORAJOSA como você. E eu por ter ao meu lado alguém com essa capacidade de tornar a vida descomplicada.
    Love u
    Beto

  4. Tinha perdido este! Mais uma vez, adorei!
    Que o COR continue falando muito alto e nos faça ter sempre CORAGEM para seguir o caminho e tomar decisões dignas de quem somos!
    Um grande beijo

envie seu comentário

maisquarenta

Coracao

Coragem

Ontem, conheci a etimologia da palavra coragem, vem do ...